Ana Luiza Lorenzen Lima

Escritor oficial Brasil Escola

Veja as publicações de Ana Luiza Lorenzen Lima

Césio (Cs)

O césio é um metal raro, de aspecto prateado, macio e altamente reativo com a água. Apresenta elevada toxicidade e possui isótopos radioativos.

Classificação periódica dos elementos na Tabela Periódica

A classificação periódica dos elementos é uma forma de organização dos elementos químicos de acordo com seu número atômico.

PUBLICIDADE

Cloreto de vinila

O cloreto de vinila é um hidrocarboneto clorado, inflamável e tóxico, empregado na fabricação do PVC (policloreto de vinila).

Clorofórmio

O clorofórmio é um produto orgânico volátil usado como solvente em diferentes processos industriais. Possui ação anestésica e é tóxico aos seres vivos.

Contaminação por mercúrio

A contaminação por mercúrio é um tipo de contaminação que gera danos a vários órgãos do corpo humano e afeta o sistema nervoso central.

Famílias da Tabela Periódica

Também chamadas de grupos, as famílias da Tabela Periódica são as sequências verticais presentes na tabela e reúnem elementos com propriedades químicas similares.

Fatores que alteram a velocidade das reações químicas

Os fatores que alteram a velocidade das reações químicas são a concentração dos reagentes, a superfície de contato dos reagentes, a temperatura e a presença de catalisador.

Funções nitrogenadas

As funções nitrogenadas são um grupo de compostos orgânicos que possuem átomos de nitrogênio unidos à cadeia carbônica.

Funções oxigenadas

As funções oxigenadas são um grupo de compostos orgânicos que possuem átomos de oxigênio unidos à cadeia carbônica.

Íons

Os íons são espécies químicas que possuem carga elétrica e são formados por átomos neutros ao receberem ou perderem seus elétrons.

Método científico

O método científico é um conjunto de etapas, normas e técnicas empregadas para validar um estudo técnico, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento científico.

Modelos atômicos

Os modelos atômicos são teorias que tentam explicar a matéria e seus fenômenos. Eles foram evoluindo com o tempo, de acordo com os avanços da ciência.

Química do crack

O crack é uma droga ilícita cuja composição química é derivada da reação entre cloridrato de cocaína e bicarbonato de sódio.